segunda-feira, 2 de maio de 2011

Nascido na cidade de colônia na Prússia Renana, em 1823, Henrique Fleuiss, foi um dos grandes percussores da imprensa ilustrada no Brasil. Fleiuss cursou Belas Artes em sua cidade e na de Dusseldorf, e Ciências
Naturais em Munique. Veio para o Brasil em 1858, junto de seu irmão, Karl Fleiuss, e inicialmente passaram um tempo na região Norte do país, e depois vieram a se instalar no Rio de Janeiro. Depois de estabelecidos, e junto ao litógrafo Carlos Linde, criaram o Instituto artístico.
Com o apoio de Dom Pedro II, a Semana Ilutrada foi criada, tendo o formato típico das revistas da época (com 8 páginas ao todo, 4 com textos, e 4 com desenhos), com ilustrações e textos que caricaturavam, satirizavam e criticavam esferas públicas.
A caricatura tinha papel de para o leitor, ser mera ilustração, ou ser forma fiel de retratar o contexto em que se apresentava. Porém é válido lembrar, que por ter o apoio do imperador vigente, Fleiuss pode ser considerado tendencioso, no caso, favorável ao império, o que não fazia com que deixasse de ser notória para a época. O cabeçalho da revista era dferenciado em relação as outras, ele era detalhado e trabalhado, e era publicada aos domingos.



"Moleque"
"Dr Semana"

Nenhum comentário:

Postar um comentário